A evolução registada nos mercados de electricidade a nível Europeu levou a uma reestruturação do sector eléctrico que por sua vez conduziu à criação de novos mercados de electricidade transnacionais. Esses novos mercados resultaram da integração num único mercado dos mercados de electricidade de diversos países. O Mercado Ibérico de Electricidade, MIBEL, que abrange os mercados de electricidade de Espanha e de Portugal, é um dos novos mercados de electricidade presentes na Europa, resultado da reestruturação efectuada no sector eléctrico.

No entanto, apareceram novos problemas no funcionamento dos mercados de electricidade, relacionados com as interligações existentes entre as áreas de operação. Devido às interligações terem um valor limite na sua capacidade, quando o trânsito de potência entre as áreas de operação é superior a esse valor, surgem situações de congestionamento. Como resultado das situações de congestionamento, torna-se necessário recorrer ao mecanismo de Market Splitting que promove a separação dos mercados, atribuindo um preço diferenciado para cada área de operação. O objectivo final do MIBEL consiste em eliminar as situações de Market Splitting de forma a conseguir assegurar o funcionamento como mercado único. Uma vez cumprido esse objectivo, será mais fácil evoluir para um mercado único de electricidade a nível Europeu.

Este trabalho foi realizado com o objectivo de analisar os resultados do Mercado Diário ao longo do ano de 2010 e 1º trimestre de 2011 no lado Espanhol e no lado Português. Foi também realizada uma análise do mercado de serviços de sistema, nomeadamente dos serviços da reserva secundária e da reserva terciária.

No Mercado Diário, foi realizada uma análise relativa à quantidade de energia negociada, preços de mercado, volume económico transaccionado procurando evidenciar as diferenças existentes entre as duas áreas de operação. Foram também analisadas as situações de Market Splitting assim como as tecnologias presentes a mercado. Em relação aos serviços de sistema, foram analisados os preços de mercado e a quantidade de energia utilizada nas duas áreas de operação.

A análise efectuada neste documento foi realizada de forma mais pormenorizada nos meses de Fevereiro e Julho, sendo posteriormente realizada uma análise global de 2010. Foi também analisado o 1º trimestre de 2011 comparando os resultados obtidos com os verificados no período homólogo em 2010.