Bibliografia

[1]    J. P. T. Saraiva, J. L. P. P. Pereira da Silva, M. T. Ponce de Leão, “Mercados de Electricidade – Regulação e Tarifação de Uso das Redes”, Feup Edições, Porto, 2002.

[2]    J.C. V. Sousa, “Estimativa da Remuneração de Centrais Hídricas em Mercados de Electricidade”, Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Electrotécnica e de Computadores – Especialização em Energias Renováveis, FEUP, Porto, Setembro de 2007.

[3]     M. H. R. Gomes, “Novos Mecanismos de Mercado de Energia Eléctrica e de Serviços Auxiliares em Sistemas Eléctricos“, Tese submetida para a obtenção do grau de Doutoramento em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, FEUP, Porto, Janeiro de 2007.

[4]    Ivo R. F. Araújo, “Estimativa do Custo de Substituição de Centrais Térmicas por Hídricas em Ambiente de Mercado”, Dissertação realizada no âmbito do Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Major Energia – Especialização em Energias Renováveis, FEUP, Porto, Junho 2010.

[5]    Patrícia P. da Silva, “O Sector da Energia Eléctrica na União Europeia: Evolução e Perspectivas”, Imprensa da Universidade de Coimbra, Coimbra, 2007.

[6]     Nordpool spot, “The Nordic Electricity Exchange and the Nordic Model for a Liberalised Electricity Market”, Dinamarca, 2009.

[7]    João Tomé Saraiva, “Apontamentos de Mercados e Qualidade”, FEUP, 2007.

[8]    Pedro M. V. Soares, “Análise Numérica dos Resultados do Mercado de Electricidade em Portugal, inserido no Mercado Ibérico de Electricidade (MIBEL) do ano de 2008”, Dissertação de projecto realizada no âmbito do Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Major Energia, FEUP, Porto, Junho de 2009.

[9]    O Sector Eléctrico. Disponível em http://www.portugalglobal.pt/PT/InvestirPortugal/PorquePortugal/Documents/O%20sector%20electrico.pdf. Acesso em 1 de Março de 2011.

[10]   José M. M. Fano, “Historia y panorama actual del sistema eléctrico español”, Disponível em http://www.cofis.es/pdf/fys/fys13/fys13_10_17.pdf

[11]   Quièn es Red Eléctrica de España  > Presentación, disponível em http://www.ree.es/quien_es/presentacion.asp.

[12]   Rui P. M. Araújo, ” Análise dos Serviços de Sistema em Portugal e Espanha”, Dissertação realizada no âmbito do Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Major Energia, FEUP, Porto, Janeiro de 2009.

[13]   Sistema Eléctrico Espanhol, Disponível em http://www.edp.pt/pt/aedp/sectordeenergia/sistemaelectricoespanhol/Pages/SistElectES.aspx

[14]   Francisco Saraiva, “O MIBEL: Os impactos do Mercado Ibérico”, Escola de Gestão do Porto, 7 de Julho de 2005.

[15]   MIBEL, Disponível em http://www.omip.pt/OMIP/MIBEL/tabid/72/language/pt-PT/Default.aspx

[16]   Luís Braga da Cruz, “A liberalização do Sector Eléctrico e os Mercados; O MIBEL –  Mercado Ibérico de Energia Eléctrica”, Porto, 22 de Abril de 2008.

[17]  CMVM, CNE, CNVM, ERSE, “Descrição do funcionamento do MIBEL”, Trabalho realizado pelo conselho de reguladores do MIBEL, Novembro de 2009.

[18]   Mercado a Prazo, Disponível em http://www.erse.pt/pt/supervisaodemercados/mercadodeelectricidade/mercadoaprazo/Paginas/default.aspx

[19]  Mercado diário, Disponível em http://www.erse.pt/pt/supervisaodemercados/mercadodeelectricidade/mercadodiario/Paginas/default.aspx

[20]  Operador do Mercado Ibérico de Energia – Pólo Espanhol. Disponível em: http://www.omel.es

[21]  CMVM, CNE, CNVM, ERSE, “Mecanismo Conjunto de Gestão a Prazo da Interligação Espanha – Portugal: Proposta de Implementação”, Trabalho realizado pelo conselho de reguladores do MIBEL, Maio de 2010.

[22]  REN-Divisão Planeamento de Rede, Departamento Planos de Rede, “Capacidades Indicativas de Interligação para o ano de 2011 (considerando apenas restrições na RNT)”, Novembro de 2010.

[23]  R. Raineri, S. Ríos, D. Schiele, “Technical and economic aspects of ancillary services markets in the electric power industry: an international comparison”, Ingeniería Industrial y de Sistema e Ingeniería Eléctrica, Pontificia Universidad Católica de Chile, Santiago, Chile, 2005.

[24]  Manuel Matos, J. P. Lopes, Ricardo Bessa, “Apontamentos de OSEN”, FEUP, 2010.

[25]  I.Kuzle, D. Bosnjak, S. Tesnjak, “An Overview of Ancillary Services in an Open Market Environment”, Julho 2007.

[26]  Serviços de Sistema, Disponível em http://www.erse.pt/pt/electricidade/actividadesdosector/transporte/Paginas/Servicosdesistema.aspx

[27]  Alberto Carbajo, “Los mercados eléctricos y los servicios de ajuste del sistema”, Espanha, 2007.

[28]  Disponível em http://www.nordpoolspot.com/, consultado em 15/03/11.

[29]    Rui M. G. Castro, “Breve Caracterização do Sistema Eléctrico Nacional”, IST, Lisboa, Fevereiro de 2009.

[30]    Isabel Praça, “Agentes Inteligentes aplicados aos Mercados de Energia” Universidade do Minho, 9 de Março de 2007.

[31]    “Reglas de funcionamento del mercado diário e intradiário de produccion de energia eléctrica”, Espanha, 2007.

[32]    Presentación de ofertas. Disponível em http://www.omel.es/inicio/mercados-y-productos/mercado-electricidad/diario-e-intradiario/mercado-diario#Presentacin_de_Ofertas

[33]    Jorge Esteves, “Interligações e Mercado de Serviços de Sistema A realidade do MIBEL no contexto Europeu”, Lisboa, 4 de Março 2011.

[34]    “Key Issues in Facilitating Cross-Border Trading of Tertiary Reserves and Energy Balancing”, ETSO, Maio de 2006.

[35]    Helder F. S. Heitor, “Harmonização dos Serviços de Sistema entre Portugal e Espanha”, Dissertação realizada no âmbito do Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Major de Energia, FEUP, Porto, Julho de 2008.